Atividades da Semana da Água iniciam nessa segunda-feira (26)

CEDINs participam de uma Gincana Ambiental
Data de inclusão: 26/09/2016 16:23

Uso Consciente da Água. Esse é o tema da Gicana Ambiental, em que participam os Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINs) em comemoração à Semana da Água. A gincana, organizada pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, marca a Semana da Água, que segue até sexta-feira (30).

Cada CEDIN participante inscreveu uma equipe que vem desenvolvendo atividades ao longo de todo o mês de setembro, participando de palestras, elaborando e adotando medidas para redução do uso da água nos centros educacionais, fazendo publicações tendo como assunto principal a água, saídas de campo para conhecer os rios do município, dentre outras atividades.

Durante essa Semana Municipal da Água, os CEDINs desenvolverão várias atividades tendo como tema principal o Uso Consciente da Água, assim como apresentarão aos avaliadores os trabalhos que já foram desenvolvidos durante o mês.

O intuito é mobilizar escolas, alunos e professores para a importância de conservar os recursos hídricos e manter práticas sustentáveis nas atividades cotidianas para reduzir o consumo de água. Os ganhadores da Gincana terão uma premiação onde a temática ambiental também estará presente. Os prêmios serão concedidos aos três primeiros na seguinte ordem de classificação:

O 1º lugar participará de uma visita ao Museu Oceanográfico de Piçarras; o 2º lugar participará de uma aula de Educação Ambiental na praia e uma aula de surf, promovida pela Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI); e o 3º lugar participará de uma visita com atividade lúdica e de Educação Ambiental no Parque Natural Municipal do Atalaia, promovida pela FAMAI em parceria com a Fundação de Esporte e Lazer.

Os CEDINs ganhadores também terão uma apresentação teatral da Cia de Teatro Ler e Viver, que apresentará o espetáculo Antoine no mundo do Pequeno Príncipe que narra a história do principezinho que está preocupado com a maneira como as pessoas, especialmente os adultos, estão cuidando da Terra, da natureza, da água e dos animais. Entre conversas com Antoine, a Rosa e o Carneiro, observando o Planeta Terra de longe, surge a esperança, do olhar de uma criança.

A Semana da Água conta também com o apoio da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), ICMBIO/CEPSUL (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Sudeste e Sul), Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI) e Fundação Municipal de Esporte e Lazer.

FAMAI

Atividades da Semana da Água iniciam nessa segunda-feira (26)