01 de setembro - Dia do Profissional de Educação Física

Data de inclusão: 01/09/2016 21:18

A Secretaria Municipal de Educação de Itajaí parabeniza todos os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, nesta quinta-feira (01), dia que é comemorado o dia do Profissional de Educação Física.

Esa celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o processo educacional ocidental. Fato bastante visível nas salas de aula: o corpo fica sentado e parado, sem “atrapalhar” o exercício de raciocínio e de aprendizado feito pela mente.

A Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação – do grupo e do indivíduo – por parte do professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional do aluno.

Portanto, a Educação Municipal de Itajaí parabeniza todos os profissionais que trabalham com muita dedicação com todas os nossos 30 mil alunos.