Educação de Jovens e Adultos de Itajaí recebe Prêmio Nacional

Cidade está entre as dez melhores experiências do Brasil na EJA
Data de inclusão: 02/05/2016 17:10

A Rede Municipal de Ensino de Itajaí está com motivos de sobra para comemorar. A Educação de Jovens e Adultos de Itajaí foi reconhecida entre as dez melhores experiências do Brasil. O prestígio foi dado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da “Menção Honrosa” do Prêmio Medalha Paulo Freire. A experiência desenvolvida e apresentada pelo município de Itajaí foi “A diminuição da evasão e reprovação na EJA por meio do monitoramento e da gestão participativa”.

A Medalha Paulo Freire tem como objetivo identificar, reconhecer e estimular as experiências educacionais que promovam políticas, programas e projetos cujas contribuições sejam relevantes para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, indicando instituições que se destacam nos esforços da Universalização da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos no país.

“O relato do município premiado pelo MEC apresenta duas experiências exitosas ocorridas na EJA. A primeira refere-se ao monitoramento que a Rede Municipal de Ensino realiza. Por meio deste monitoramento são analisados os desempenhos (evasão e reprovação) de todas as Unidades de Ensino bimestralmente. Diante dos resultados analisados são feitos encaminhamentos com vistas a melhoria do ensino”, comenta o supervisor da EJA de Itajaí, professor Valter Cardoso.

“Já a segunda experiência refere-se a gestão participativa. Com a gestão participativa, que ocorre desde 2014, um professor representante de cada escola auxilia a Secretaria de Educação na tomada de decisões. Reuniões periódicas são feitas com os professores representantes e assuntos referentes a modalidade de ensino são amplamente discutidos, depois disso são feitas as tomadas de decisões”, completa o professor.

O reconhecimento do MEC deu-se pelos efeitos dessas duas ações. O trabalho desenvolvido em Itajaí resultou em uma acentuada diminuição na evasão e na reprovação, que são problemas enfrentados pelos municípios brasileiros que ofertam a EJA, que em alguns casos chegam a mais de 50%.

Em Itajaí a reprovação na EJA que era de 18,9% em 2013, passou para 9,4% em 2014 e para 6,3% em 2015, o que representa uma diminuição de 33% entre 2013 e 2015. Já a evasão que era de 15,5% em 2013, passou para 8% em 2015, o que representa uma diminuição de 51%.

“O sucesso obtido pela EJA municipal e o reconhecimento do MEC, dá-se pelo esforço da Secretaria de Educação por meio da profissionalização de todas as suas ações e aos esforços tanto dos professores representantes que estão atuando ativamente nas discussões sobre a modalidade, quanto dos professores que atuam nas salas de aula, pelo comprometimento que veem demonstrando por meio da ousadia e criatividade demonstradas em sala de aula”, afirma o Secretário Municipal de Educação, professor Edison d’Ávila.

Informações Adicionais:

Educação de Jovens e Adultos de Itajaí recebe Prêmio Nacional