Várias Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino estão trabalhando o tema da XII Semana Municipal da Pessoa com Deficiência com os alunos. A Semana da Pessoa com Deficiência de 2015 tem como objetivo esclarecer as ações no atendimento especializado às crianças, jovens e adultos além de contribuir para a educação inclusiva. Além disso, pretende oportunizar debates e promover reflexões a respeito do tema deste ano: “Qualidade de vida da pessoa com deficiência”.
O CEI Cecília Santiago Dias realizou, na manhã desta quarta-feira, (26), uma atividade diferenciada com os alunos. O CEI desempenhou uma aula de contação de histórias, mas de um jeito bem diferente para as crianças. Quem ficou responsável por esta atividade foi a professora convidada, Claudia Liandra Sá Brito de Freitas, do CEI Lausimar Laus. A professora Claudia é deficiente visual e foi através de livros adaptados, com escrita em Braille, imagens em alto relevo e textura diferenciada que a profissional contou diversas histórias para os alunos.
Além das histórias, a professora também realizou uma dinâmica bastante importante, para que os alunos conseguissem entender um pouco mais sobre a deficiência visual. A dinâmica tinha como o propósito fazer com que os alunos conseguissem enxergar a vida de uma maneira diferente do que eles estão acostumados. Os alunos foram vendados e saíram redescobrindo a sala de aula através do tato.
“Essa interação foi de suma importância para a formação das crianças da turma do grupo Foguete, pois as mesmas compreenderam que as pessoas Cegas utilizam o tato para conhecer o mundo ao seu redor.” Afirmou a diretora do CEI, Amanda Rodrigues Rampelotti.
O Centro de Educação Infantil Anninha Linhares de Miranda também está trabalhando temas diferenciados. Durante esta semana várias ações que têm o objetivo de promover o respeito às diferenças e de mostrar as possibilidades de aprendizagem que as crianças com deficiência recebem neste CEI estão sendo realizadas.
As atividades foram criadas a partir de uma proposta da supervisora escolar com a colaboração das agentes em atividade de educação e agentes de apoio. Foi idealizada uma parede das sensações e uma cortina musical. Com isso, as crianças podem explorar um novo ambiente, descobrindo e explorando seus vários sentidos, e interagindo todas juntas de uma forma diferente. Na ocasião, as crianças com necessidades especiais propõem as atividades sensoriais. Este espaço foi criado na sala de vivências do CEI.
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