Alunos da Rede Municipal de Itajaí visitarão Portugal

Iniciativa faz parte do projeto Resgatando Raízes
Data de inclusão: 15/05/2015 10:57

Foram dois anos trocando correspondências com alunos de uma escola dos Açores, em Portugal. Dois anos de amizades criadas através de cartas, fotos e vídeos. Dois anos trocando experiências através de palavras e imaginação. Porém, isto vai mudar. A distância de mais de sete mil quilômetros entre os alunos da Escola Básica e Secundária Ilha de São Roque do Pico e da Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira, de Itajaí, vai chegar ao fim. No próximo dia 29 de maio, 12 alunos, dois professores e sete mães partem para Portugal para conhecer a Ilha do Pico, no arquipélago dos Açores. Os estudantes retornam ao Brasil no dia 19 de junho.

O projeto está sendo custeado pela Secretaria de Educação de Itajaí, o Governo dos Açores e algumas empresas da região: MAX Imóveis, Compremat, Sibara. Quem também apoia a viagem é o Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (NEA), a Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí (FMEL) e a Onisports,  Focus Viagens,  APM Terminals e Casa dos Açores de Santa Catarina. Os alunos foram escolhidos para a viagem através de um concurso realizado na escola.

Conheça o projeto finalista da E.B. Profª Judith Duarte de Oliveira

A iniciativa está sendo realizada com os alunos do 5ºano da Unidade Escolar do bairro Itaipava. A atividade integra o projeto "Resgatando Raízes", cujo intuito é o incentivar os estudantes a valorizar as nossas raízes e manifestações culturais. Em 2013, eles escreveram cartas para estudantes de uma escola dos Açores, em Portugal, se apresentando e contando sobre a cultura do país e do município, além de curiosidades sobre a escola, os amigos e o bairro. Em 2014, eles receberam cartas resposta com fotos, postais, presentes e muitos questionamentos.

Entre os inúmeros objetivos do projeto estão resgatar, preservar e divulgar a valorização da cultura popular na busca de conhecimentos culturais acerca das tradições locais, além de estimular o hábito da pesquisa.

"Acreditamos que, por meio do resgate cultural, é possível fazer também um resgate da cidadania. Conhecer e vivenciar a cultura local ajuda a tornar o educando parte integrante da sociedade em que está inserido e, consequentemente, lhe proporcionará condições de bem estar social no ambiente em que vive", comenta Kátia Cristina Steil Sabel, diretora da Unidade Escolar.

Por se tratar de um projeto interdisciplinar, buscou-se contemplar o maior número de disciplina possíveis. Entre os conteúdos abordados durante o projeto estão: localização geográfica das Ilhas dos Açores; colonização do litoral catarinense de Itajaí; costumes e tradições açorianas e catarinenses (boi-de-mamão, festa do divino, pão-por-Deus, artesanato, lendas, pau de fita e Terno de Reis); Pesca (economia) e gastronomia local; História dos sobrenomes e Gráficos e tabelas.

A Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira está localizada à Avenida Itaipava, nº 2.350

_______________

Mais informações: