Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Biblioteca Pública estimula alunos à leitura

Abril foi marcado pelo lançamento de Clubes de Leitura e visita de estudantes
Data de inclusão: 06/05/2015 17:00

A Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior conta com um acervo de mais de 42 mil obras e tem aproximadamente 30 mil pessoas cadastradas, aptas a pegarem um livro emprestado. Além disso, o local recebe diariamente os principais jornais da região e é um destino certo para quem deseja se informar sobre as notícias do dia. Quem for até a Biblioteca também pode acessar gratuitamente a internet em computadores disponibilizados para o público. Porém, o local também está focado no estímulo à leitura às crianças. No mês de abril, o projeto entitulado “Clubes de Leitura” foi lançado pela Biblioteca em parceria com a Secretaria de Educação de Itajaí, através do PROLEI, o Programa de Leitura de Itajaí.

A iniciativa consiste em incentivar os professores de Língua Portuguesa da Rede de Ensino a estimularem os alunos a ler e refletir sobre essas leituras e consequentemente, conversarem sobre elas nos “Clubes de Leitura”. Além disso, os professores que participam da ação receberão até o fim do ano, mensalmente, uma formação que totalizará 40 horas. A formação será sobre a importância da leitura para os alunos. Esta formação será dada pela Biblioteca Pública.

“Pesquisas apontam que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Estudiosos garantem que por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores. Ler, também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras”, explica o diretor da Biblioteca Pública, professor Rafael Moura de Morais.

 

Mês em comemoração ao Dia Mundial do Livro


O Dia Mundial do Livro foi comemorado no dia 23 de abril, e em homenagem a esta data, a Biblioteca Pública promoveu na última semana do mês o programa “Leitura Sem Fronteiras”. Cerca de 300 alunos de Escolas Públicas e Particulares foram até a Biblioteca para conhecer o local. Eles receberam uma visita guiada e tiverem momentos de leitura e aprendizado, além de assistir a uma contação de histórias.

_______________

Mais informações:

Secretaria de Educação

Telefone: (47) 3249-3346

Imagens relacionadas

Biblioteca Pública estimula alunos à leitura
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí