Planetário leva conhecimento à Volvo Ocean Race

Vídeos sobre astrologia, meio ambiente e corpo humano estimulam o aprendizado
Data de inclusão: 12/04/2015 12:00

De longe, chama a atenção pelo tamanho e a forma circular. De perto, desperta a curiosidade: “O que será que tem aí dentro?” Perguntam as pessoas que aguardam na fila. O Planetário, localizado próximo à Praça de Alimentação 2 da Vila da Regata e ao lado do Espaço Sustentável da Univali e do Contêiner da Educação, busca levar conhecimento através de uma tecnologia diferenciada aos visitantes da Volvo Ocean Race. No local, 40 pessoas por vez assistem a vídeos sobre astrologia, meio ambiente e o corpo humano, em uma projeção de 180 graus no teto do local. O tempo médio de cada grupo no local é de 20 minutos. Os vídeos induzem as pessoas a olharem para cima, como se estivessem olhando para o céu, por isso o nome de Planetário.

A atração é destino certo dos alunos que visitam a Vila da Regata durante a semana. A organização do evento estima que mais de quatro mil estudantes tenham passado pelo local na primeira semana de Volvo Ocean Race. “Colocamos o vídeo de acordo com o tipo de público. As crianças, por exemplo, assistem aos vídeos sobre o meio ambiente, que é voltado para a faixa etária delas. Já os adolescentes e adultos acompanham sobre o sistema solar e o corpo humano. O público geralmente sai daqui encantado”, comenta Cleverson Alves Paes, integrante da organização do evento e Diretor de Tecnologias da Secretaria Municipal de Educação, setor responsável pelo local.

Saiba um pouco mais sobre os filmes que passam no local:

Palco Celeste – Duração: 25 minutos – Público indicado: Adolescentes e Adultos

Resumo: Um estudo no céu e a repercussão dos seus fenômenos na atmosfera terrestre, que funciona como uma lente de vidro refletindo no céu luzes e cores decorrentes de fenômenos como poluição das luzes da cidade que criam efeitos que chegam a inibir a visão das estrelas, e outros, como o pôr do sol que se origina das luzes do dia refletidas na atmosfera. Apresenta fenômenos da linha do tempo que marcaram a história da astronomia, como as chuvas de meteoro, e o mais importante registro ocorrido nas Cataratas do Niágara. Mostra o cometa Halley e a lua e a Terra como planetas irmãos.

Filhos do Sol – Duração: 23 minutos - Público indicado: Adolescentes e Adultos

Resumo: Um passeio pelo Sistema Planetário enfatizando a composição da atmosfera terrestre, a visão das estrelas e do Sol. Apresenta ainda as particularidades de cada planeta no tocante à dimensões, condições atmosféricas além de outros astros que orbitam no espaço celeste de cada um, e na sequência; Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e o planeta anão Plutão, realizando assim, um tour privilegiado pelo Sistema Solar. Além de cultura geral, é de grande importância como aprofundada aula de Ciências e Física.

A água e a mata – Duração: 15 minutos – Público indicado: Infantil (Ensino Fundamental)

Resumo: O que acontece quando uma planta carnívora e mais alguns de seus amigos dão uma aula de conscientização ambiental? As crianças aprendem se divertindo. Este filme leva o espectador para dentro da floresta amazônica e ensina sobre a biodiversidade, os índios, os ciclos da água, os males do desmatamento e muito mais. E isso com uma turma muito divertida!

Um banquete para os sentidos – Duração: 15 minutos – Público indicado: Adolescentes e adultos (2º ciclo do Ensino Fundamental e Médio)

Resumo: O que são os nossos sentidos explicados pelo ponto de vista científico? Como é formado nosso cérebro, a nossa percepção de tudo ao redor? Por que nos emocionamos ao ouvir uma música ou sentir uma fragrância? Por que sentimos dores pelos mesmos motivos mas em intensidades tão diferentes? Esta é uma viagem pelo corpo humano, uma máquina de captar e interpretar estímulos. Um banquete para os sentidos! Este filme apresenta o funcionamento dos sistemas responsáveis pelos sentidos. Seu conteúdo contempla: Introdução sobre os sentidos; O que são estímulos; O que são receptores; Como os estímulos chegam ao nosso cérebro; e os cinco sentidos.

Imagens no Flickr da Prefeitura:

Mais informações:

Secretaria de Comunicação - Itajaí Stopover