Tecnologia 3D explica Geografia de forma diferenciada na Volvo Ocean Race

Material desenvolvido pela Secretaria de Educação de Itajaí mostra as diferentes formas de Relevo
Data de inclusão: 08/04/2015 22:12

Você sabe qual a diferença entre Planície e Planalto? Vale e Depressão? Quem for até o container da Secretaria Municipal de Educação, localizado ao lado do Planetário na Vila da Regata, poderá descobrir estas respostas e conferir um material diferenciado que está ajudando os alunos da Rede Municipal de Ensino a entender a olho nu as diferentes formas de relevo. A princípio o que parece ser apenas uma caixa de areia, na realidade é uma tecnologia de realidade aumentada, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação.

“O objeto chama muito a atenção de quem passa por aqui. Graças a um vídeo game, conseguimos projetar na areia, que está em uma caixa, as diversas formas de relevo. Foram várias semanas fazendo testes para ele chegar nesta forma. Com isto, conseguimos com várias cores, representar o oceano, planícies, planaltos, depressões e montanhas. A realidade aumentada na areia foi desenvolvida no início deste ano e está fazendo sucesso na Volvo Ocean Race. A intenção é explorá-lo ao máximo após o evento com nossos alunos em aulas de Geografia”, comenta o Diretor de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação Cléverson Alves Paes.

O cenário da caixa de areia muda de acordo com o mexer do material. Ao passar a mão na areia, a pessoa consegue organizar um oceano, planície, planalto, depressão ou montanha. A atração funciona durante o horário de expediente normal da Vila da Regata. De segunda à sexta, das 14h às 23 e aos sábados e domingos das 10h às 23h.

_____________________________

Secretaria de Comunicação - Itajaí Stopover