Sustentabilidade: Professores participam de formação para a Itajaí Stopover

Iniciativa vai premiar os melhores trabalhos sustentáveis desenvolvidos em Itajaí
Data de inclusão: 26/02/2015 09:05

Cerca de 40 profissionais da Rede Municipal de Ensino se reunirão nesta quinta-feira (26), a partir das 14h, no auditório do Centreventos Itajaí para receber uma formação a respeito do Projeto Sustentabilidade e Inovação – Itajaí Stopover. No encontro, além da formação, os professores vão ter a oportunidade de navegar no veleiro Amazonas. A intenção é despertar o conhecimento do esporte, o gosto pela aventura e a mobilização dos professores em relação as questões ambientais. É importante ressaltar que caso chova durante a tarde, o evento será adiado.

A iniciativa do encontro se deve a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Comitê Central Organizador Itajaí Stopover e o velejador Claudio Copello, que é também presidente da Associação Náutica de Itajaí (ANI). A Secretaria de Educação está envolvida neste movimento através das Escolas e Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINS) e pretende mobilizar milhares de alunos para trazer novamente à cidade o título de Parada Sustentável da Volvo Ocean Race.

A ação tem como objetivo desenvolver atividades que possibilitem a melhoria ambiental nas Unidades de Ensino e na comunidade. O período de diagnóstico e planejamento das ações começou em outubro de 2014 e será concluído em novembro de 2015. Neste momento, os professores que decidiram participar da iniciativa estão na fase de elaboração dos projetos, que serão avaliados no dia 26 de março. Os cinco melhores receberão uma verba de oito mil reais para desenvolver a ação nas escolas até novembro. No fim, o melhor projeto receberá mais 10 mil reais para poder investir na Unidade Escolar.

Volvo Ocean Race mobiliza região

A semana entrou na onda da sustentabilidade também para profissionais da cidade vizinha. Cerca de 40 professores de escolas públicas e privadas de Navegantes participaram da apresentação do projeto “Navegando na Sustentabilidade”, um concurso que selecionará os melhores textos e desenhos produzidos por alunos do 1º ao 9º ano com temática relacionada à sustentabilidade e ao meio náutico. Como parte o programa, os professores participaram de uma formação ambiental durante um passeio de veleiro pela foz do rio Itajaí-açu, na última segunda-feira (23).

Os professores de Navegantes terão até 20 de março para trabalhar o tema com os alunos. No dia 25 de março, o Comitê Central Organizador da Volvo Ocean Race – Stopover Itajaí divulgará os nomes dos estudantes vencedores do concurso. Eles terão seus trabalhos publicados no jornal “Navegando na Sustentabilidade”, que circulará na Vila da Regata durante o evento, além de terem a oportunidade de conhecer de perto os barcos e as equipes que participam da Volta ao Mundo.

Os projetos “Navegando na Sustentabilidade” (Navegantes) e “Sustentabilidade e Inovação” (Itajaí) são as primeiras de uma série de ações que devem envolver a comunidade local na regata. Antes mesmo dos barcos chegarem à Itajaí, o Plano de Sustentabilidade, promovido pelo Comitê Organizador da Stopover Itajaí, prevê pelo menos três atividades na região, além da programação oficial durante a etapa de Itajaí da Volvo Ocean Race.

As ações recebem o apoio do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (Semasa), do Porto de Itajaí, da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), da Secretaria de Educação de Itajaí e, na iniciativa privada, as empresas Portonave e APM Terminals.

Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai)

Secretaria Municipal de Educação de Itajaí

Secretaria Municipal de Comunicação de Itajaí