Começam as Kizombas nas unidades de ensino

Atividades são para comemorar o Mês da Consciência Negra
Data de inclusão: 07/11/2014 16:47

O Dia Nacional da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20, está sendo celebrado durante todo o mês de novembro nas Unidades de Ensino de Itajaí através das Kizombas. As atrações especiais começaram na última terça-feira (04), e seguem até o dia 14 de novembro.

Na Escola Básica  Gaspar da Costa Moraes as Kizombas acontecem nesta sexta-feira (07). Na ocasião haverá exposição dos trabalhos realizados pelos alunos durante o ano, sobre a Diversidade Étnico-racial. Entre eles estão biografias, textos poemas, auto-retratos e produções artísticas. A atração contará também com apresentações de danças africanas, brincadeiras, como o jogo de cultura afro Yoté Mancala e Escravos de Jó. Além disso, os estudantes poderão assistir vídeos sobre a cultura africana.

Já na Escola Básica Professora Maria Rosa Heleno Schulte, os alunos afro-descendentes receberão uma homenagem dos colegas. Além disso, haverá apresentação de danças africanas e uma aula especial para os estudantes conhecerem personagens nacionais e internacionais famosos da cultura afro.

Mostra Itinerante

Outra atração está movimentando o Mês da Consciência Negra em Itajaí, a Mostra Itinerante. A Mostra intitulada ”Uma questão de Respeito e Dignidade”, tem por objetivo promover a igualdade racial na cidade de Itajaí e acontece até o dia 21 de novembro. O evento acontece em diferentes lugares: até sexta-feira (07), a apresentação está concentrada no Átrio da Prefeitura de Itajaí; dos dias 10 a 14 de novembro, a exposição estará disponível para o público na Biblioteca Pública Municipal das 08h até às 19h; Já dos dias 17 a 21 de novembro, a Mostra Itinerante irá para o Centreventos de Itajaí e ficará exposta das 8h às 18h. Durante a Mostra serão distribuídos materiais informativos para a sensibilização do combate a violência doméstica, discriminação social, racial, sexual e bullying.

Ainda estão na programação do Mês da Cultura e Consciência Negra de Itajaí, a V Noite da Cultura Negra, a Missa Afro à Nossa Senhora do Rosário, a Festa Africana, uma Campanha de Combate ao Racismo no Esporte dos JASC, o Espetáculo “Negra”, o Prêmio Simeão e muito mais. As atrações acontecem em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Relações Institucionais e Temáticas.

Você conhece as Kizombas?

Kizomba significa festa do povo, tendo o nome origem nas danças dos negros que resistiram à escravidão. É congregação, confraternização e resistência. Um chamado à luta por liberdade e por justiça, exaltação da vida e da liberdade.

Confira a programação completa do Mês da Cultura e Consciência Negra de Itajaí:

Kizombas nas Unidades de Ensino

Data: 04 a 14 de novembro