Alunos da EB Melvin Jones farão blitz educativa contra a dengue

Estudantes também irão apresentar trabalhos feitos sobre o tema
Data de inclusão: 21/10/2014 18:21

A campanha Itajaí x Dengue está mobilizando estudantes do 7º ano da EB Melvin Jones, em Cordeiros. Em agosto, os professores de ciências do município foram capacitados pela Secretaria de Saúde para que pudessem abordar o tema em sala de aula, e assim tornar os estudantes multiplicadores no combate ao mosquito transmissor da doença. Na escola Melvin Jones, os alunos, além de aprenderem sobre o assunto, visitaram as casas dos seus vizinhos, aplicando o check-list criado pelo programa de Combate à Dengue. O resultado das visitas será apresentado aos demais estudantes da escola, em seis encontros. Os primeiros ocorrem nesta quinta-feira (23), das 07h30 às 11h30 e das 13h15 às 17h15.

Os demais encontros serão nos dias 29 e 30 de outubro. E, para finalizar a ação, em 31 de outubro, os alunos farão uma Blitz Educativa na Rua Sebastião Romeu Soares, em frente à escola. A ideia é conscientizar um grande número de moradores da localidade sobre os riscos da proliferação do mosquito com a chegada do verão.

Itajaí vive um momento preocupante. Em menos de um ano, o número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue saltou de três para 170. Além disso, em julho, a cidade registrou o primeiro caso de dengue autóctone, quando a doença é contraída dentro do próprio município. Com a proximidade do verão, a situação deve se agravar. Por isso, o município lançou o desafio Itajaí x Dengue, uma campanha que incentiva a população a combater a reprodução do mosquito virando a água de baldes, garrafas, vasos e pneus.

A ideia é engajar a população nessa luta contra a dengue, já que a maioria dos focos dos mosquitos é encontrada nos quintais de residências. Para isso, foram criadas peças publicitárias para rádio e tv, orientado a população sobre o que deve ser feito em suas casas. Na internet, a proposta é que os moradores gravem vídeos desafiando seus amigos e postem no facebook com as hashtags #itajaixdengue #vireobalde marcando a Prefeitura de Itajaí. Já aderiram ao desafio a Mery Rosa, Thurbo Braga, Valetim Schmoeler, Hilda Molleri, José Amadio Russi, Márcio Silveira e Dalva Rhenius que desafiaram seus colegas.

____________________

Informações Adicionais: